Muitos de nós fazem listas do que gostaríamos de fazer ou experimentar em nossa vida. E são guiados por, é claro, desejos e considerações puramente pessoais e subjetivos. E quais valores devem ter prioridade em termos de evolução? Isso é discutido pelo psicólogo Glen Geher.
Ninguém vive para sempre. Isso é um fato triste, mas o que fazer, então o mundo funciona. No ano passado, perdi três bons amigos. Pessoas que estavam no prime. Cada um deles deu aos outros mais à sua maneira do que poderiam dar -lhe em troca. A morte de um amigo tem um efeito interessante. Ela faz você pensar em sua própria vida:
- É o suficiente investir na educação da próxima geração?
- Estou fazendo algo para melhorar a vida da comunidade que me cerca?
- Que objetivos devo fazer prioridade para desenvolver mais?
- Eu vivo da melhor maneira para mim?
- Existe algo que eu definitivamente quero alcançar até que se tornasse tarde demais?
- Eu tenho uma lista do que preciso fazer
na vida? E se sim, então o que deveria estar nele?
Felicidade e dinheiro são reavaliados
Listas de objetivos de vida geralmente incluem pontos cujo desempenho nos fará incrivelmente felizes ou nos permitirmos experimentar outras emoções positivas fortes – emoção, emoção, zumbido. Por exemplo, o objetivo de fazer um salto de pára -quedas. Visite Paris. No show dos Rolling Stones. Claro, tudo isso é muito fofo e desejos engraçados. Eu mesmo implementei alguns desses objetivos.
Mas a mente humana é o resultado de processos evolutivos, o principal dos quais é a seleção natural. E nosso sistema emocional era improvável que seja criado para obter um equilíbrio estável com base em um certo conjunto de experiências. A felicidade é ótima, mas não é uma questão. Do ponto de vista evolutivo, a felicidade é um estado de afeto, que sinaliza os fatores de sucesso em questões de sobrevivência e reprodução. Este não é um elemento -chave da vida.
Para nós, é mais importante do ponto de vista evolutivo que é muito menos agradável estados emocionais – como ansiedade, raiva e tristeza. Com dinheiro, a história é semelhante. Claro, seria ótimo dizer que você ganhou milhões de dólares. O dinheiro pode ser usado como você quiser, não há dúvida sobre isso. Mas em estudos empíricos sobre esse assunto, riqueza e satisfação com a vida não estão muito interconectadas.
Nesse sentido, é mais provável que a quantidade relativa de dinheiro esteja relacionada à satisfação com a vida do que sua quantidade absoluta. Quando se trata de objetivos de vida, o dinheiro é muito semelhante à felicidade: é melhor tê -lo do que não ter. Mas este é dificilmente o objetivo principal.
Lista evolutivamente determinada de desejos
As idéias de Darwin sobre a origem e a essência da vida, para dizer o mínimo, são muito convincentes. E eles são importantes para entender toda a experiência humana. Então, aqui está uma breve lista de objetivos importantes da vida, compilados levando em consideração a abordagem evolutiva:
1. Compense sua culpa e restaure a comunicação
Uma das maiores lições das ciências evolutivas modernas do comportamento está associada ao fato de que a psique e a mente humanas são formadas para a vida em uma comunidade relativamente pequena. Esta circunstância tem sérias conseqüências para a psicologia social. Como regra, funcionamos melhor em pequenos grupos, sabemos que todos os participantes importantes – em comparação com grandes grupos onde todos são anônimos e fofos.
Portanto, se em seu grupo social houver apenas 150 pessoas, mesmo vários relacionamentos rasgados podem levar a consequências que afetam a sobrevivência. Um estudo recente realizado em meu laboratório mostrou que o acúmulo de um grande número de brigas, a desunião leva a conseqüências sociais e emocionais negativas para nós. Essas pessoas se distinguem por um estilo de afeto alarmante, imunidade ao apoio social e instabilidade emocional.
Embora a alienação entre as pessoas não seja tão rara, do ponto de vista evolutivo, a estratégia de excluir outras pessoas de suas vidas deve ser tratada com grande cautela. Se você tem amigos com quem você quebrou relacionamentos, talvez tenha chegado a hora de consertar. Lembre -se de como a vida passageira.